Artigo Científico

DIFERENÇAS PRESENTES NA UFCG: A EXPREIÊNCIA DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA NO PPGLE1

REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2019 PT (Português) ID libras.com.br #5173
DIFERENÇAS PRESENTES NA UFCG: A EXPREIÊNCI....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA).

O objetivo deste artigo e descrever o processo de inclusao da aluna Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar no PPGLE(Programa de pos-Graduacao em Linguagem e Ensino) /UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Paratal, consideramos que os processos de comunicacao desenvolvidos precisam ser usados para auxiliar as pessoassurdas em sua comunicacao no dia a dia, de maneira independente (Lei 10.436/02 e do Decreto 5.626/05). Essesdispositivos legais reconhecem a Libras como meio de comunicacao natural e legitimo dos surdos e asseguralheso direito de usa-la perante a sociedade. Muitos surdos, entretanto, enfrentam barreiras de comunicacaodevido a ausencia de compartilhamento linguistico em lingua de sinais, no caso do Brasil, Libras, por parteda maioria da comunidade academica que ainda os enxerga sob a otica do paradigma clinico e do discursoda deficiencia. Diante dessa realidade, apresentamos o caminho percorrido pelo PPGLE para inclusao dareferida aluna, e elencamos acoes que vemos como necessarias e urgentes de serem implementadas na UFCG.

Como citar este trabalho

PORTO, Shirley Barbosa das Neves; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo; AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. DIFERENÇAS PRESENTES NA UFCG: A EXPREIÊNCIA DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA NO PPGLE1. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2019.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo