Artigo Científico

Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães

Eucia Beatriz Lopes Petean, Camila Dellatorre Borges Clique em um nome para ver as publicações do autor
Paidéia (Ribeirão Preto) 2002 PT (Português) ID libras.com.br #27
1787158096_Defici__ncia_auditiva__escolariza____o_e.pdf
Baixar Nova aba

A comunicação para a criança surda é essencial e conseqüentemente a aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Com o objetivo de conhecer o processo de escolarização de surdos e a opinião das mães sobre a inclusão escolar e o aprendizado da LIBRAS, entrevistou-se dez mães de deficientes auditivos. Verificou-se que 6 crianças iniciaram sua escolarização antes dos 5 anos e todas freqüentaram ensino especial. As mães afirmaram que colocaram seus filhos na escola objetivando sua socialização e que são contra o aprendizado da língua de sinais, pois desejam que a criança aprenda a falar. A escolarização é considerada como importante, mas o ensino bilingüe não é aceito, demonstrando o desconhecimento destas mães em relação aos benefícios que este tipo de educação pode trazer para o desenvolvimento de seus filhos.

Como citar este trabalho

PETEAN, Eucia Beatriz Lopes; BORGES, Camila Dellatorre. Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães. Paidéia (Ribeirão Preto), 2002.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo