Artigo Científico

DAS “PALAVRAS ALHEIAS” ÀS “MINHAS PALAVRAS”: A SINGULARIDADE E O POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE UM SURDO

Felipe Andrei Dos Santos Dias, Rita de Nazareth Souza Bentes Clique em um nome para ver as publicações do autor
Periferia 2022 PT (Português) ID libras.com.br #4630
DAS “PALAVRAS ALHEIAS” ÀS “MINHAS PALAVRAS....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Periferia).

O objetivo principal deste trabalho é analisar a construção do discurso próprio com base no discurso de outrem, mostrando o movimento dialógico da palavra alheia em língua portuguesa à palavra própria em Libras de um estudante surdo, do curso de Letras/Libras da Universidade Pública do Estado. Nesse movimento dialógico de construção das vozes, identifica-se o posicionamento valorativo do discurso desse sujeito surdo nos eventos acadêmicos intercalado pelo discurso alheio. A metodologia é organizada na análise de um discurso proferido pelo surdo, no III Colóquio de Estudos Bakhtinianos, do Grupo de Estudos e Linguagem e Praticas da Amazônia (GELPEA) em 2018, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A fundamentação teórica é baseada em Bakhtin (2010;2016) que trata da participação concreta, real e responsável do sujeito na relação com o outro no acontecimento histórico cultural – um ser expressivo das ciências humanas que dialoga; Volóchinov (2017), que aborda sobre o discurso alheio constitutivo do discurso autoral; e Freire (2016), que aborda a consciência do sujeito, do inacabamento e do estar no mundo com responsabilidade ética. Os resultados mostram que o surdo pesquisado elabora seu posicionamento de forma singular do tema “alteridade” na esfera universitária. Outras vozes intercalam-se à voz do estudante surdo em um processo de alteridade. O movimento dialógico organiza-se do posicionamento responsável e responsivo do surdo de ler outros textos relacionados à discussão do evento, para construir dialogicamente o seu discurso autoral. Nessa construção, revela-se o inacabamento do ser e o caráter dialógico.

Como citar este trabalho

DIAS, Felipe Andrei Dos Santos; BENTES, Rita de Nazareth Souza. DAS “PALAVRAS ALHEIAS” ÀS “MINHAS PALAVRAS”: A SINGULARIDADE E O POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE UM SURDO. Periferia, 2022.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo