Contribuições aos estudos toponímicos da libras através da análise de sinais que designam cidades brasileiras
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista GTLex).
Resumo
Topônimos são palavras que nomeiam lugares e acidentes geográficos (DICK, 1990). Este trabalho apresenta resultados da análise de 888 topônimos da Libras que designam cidades de 14 estados brasileiros e regiões administrativas do DF. Os dados foram coletados no Youtube e as informações sobre sua origem, ou seja, se formados sem influência do português (nativos) ou por meio de empréstimos dessa língua, foram registradas em um banco de dados criado no programa Access do pacote Office da Microsoft. Nesse banco, foram registrados também, no caso dos empréstimos, os tipos de processos que os constituíram, a saber, (1) calque (tradução literal ou aproximada), (2) inicialização, (3) combinação de letra(s) do alfabeto manual da libras que remetem à(s) letra(s) inicial(is) do topônimo escrito em português com outros parâmetros fonológicos da libras e (4) soletração manual. Os resultados indicam que os topônimos analisados, em sua maioria, são empréstimos do português e que estes, mais frequentemente, são formados por meio do terceiro processo.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem