Outro Formato

Conhecimento linguístico da LIBRAS e do sistema de escrita de sinais: uma análise com acadêmicos surdos e deficientes auditivos da UNIR/campus de Vilhena / Linguistic knowledge of LIBRAS and the signal writing system: an analysis with deaf and hearing imp

Elayne Barbosa da Silva, Josimari dos Santos da Conceição Clique em um nome para ver as publicações do autor
OpenAlex / Repositório Aberto 2020 PT (Português) ID libras.com.br #1510
Conhecimento linguístico da LIBRAS e do si....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (OpenAlex / Repositório Aberto).

o conhecimento linguistico da Libras, acontece por meio da aprendizagem da estrutura gramatical da Lingua de Sinais. A escrita de sinais e configurada como um sistema de escrita para surdos, haja vista que, durante alguns anos, a Lingua de Sinais era considerada agrafa; entretanto, todos os surdos conhecem a estrutura gramatical da sua propria lingua? Para responder a questao, aplicou-se um questionario semiestruturado e foram entrevistados os academicos surdos e deficientes auditivos matriculados na UNIR, campus de Vilhena, em consonância aos objetivos desta pesquisa: averiguar o nivel de conhecimento linguistico dos academicos, em relacao a estrutura gramatical da Libras, bem como a escrita dessa lingua. A pesquisa em questao possui como base teorica autores como: Quadros (2004), sobre a linguistica da Libras; Stumpf (2005), sobre a escrita da Lingua de Sinais pelo sistema Sign Writing ; Perlin (2003), com o trabalho O ser e o estar sendo surdos : alteridade diferenca e identidade.

Como citar este trabalho

SILVA, Elayne Barbosa da; CONCEIçãO, Josimari dos Santos da. Conhecimento linguístico da LIBRAS e do sistema de escrita de sinais: uma análise com acadêmicos surdos e deficientes auditivos da UNIR/campus de Vilhena / Linguistic knowledge of LIBRAS and the signal writing system: an analysis with deaf and hearing imp. OpenAlex / Repositório Aberto, 2020.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira ...

Heniane Passos Aleixo
Continuar Lendo