Concepção de um Aplicativo para a Inclusão de Alunos com Deficiência Auditiva em Cursos de Ciências da Computação: Um Dicionário de Libras Contendo os Termos da Área
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (OpenAlex / Repositório Aberto).
Resumo
Pensando na contribuicao das novas tecnologias, e na necessidade de auxiliar pessoas com deficiencia auditiva em cursos de computacao, a proposta do presente artigo foi projetar e desenvolver uma aplicacao de dicionario em Libras do vocabulario especifico da area de computacao e informatica para dispositivos portateis. Como metodologia de pesquisa, este trabalho se classifica como um estudo de caso seguido do processo de desenvolvimento estabelecido por Pressman (2016). Como resultado, o produto deste trabalho foi o aplicativo “Libras.Comp”. Apos a aplicacao do estudo de caso, ficou evidenciada a contribuicao do aplicativo para a comunidade surda.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem