Artigo Científico

Atendimento e capacidade comunicacional de médicos e enfermeiros a pacientes surdos na atenção primária à saúde, numa cidade de Minas Gerais, Brasil: estudo transversal

Revista Portuguesa de Clínica Geral 2023 PT (Português) ID libras.com.br #2899
1787199605_Atendimento_e_capacidade_comunicacional_.pdf
Baixar Nova aba

Introdução: O vínculo profissional-paciente baseia-se na comunicação que respeita aspectos verbais e subjetivos. Entretanto, o conjunto de formas gestuais, conhecido como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não é compreendido por grande parte dos profissionais da área da saúde, comprometendo a qualidade e satisfação do atendimento ao paciente surdo. Objetivo: Avaliar o atendimento e a capacidade comunicacional de médicos e enfermeiros a pacientes surdos na atenção primária à saúde (APS) numa cidade de Minas Gerais, Brasil. Método: Estudo transversal quantitativo, de campo, observacional e descritivo, com uma amostra de 69 médicos e enfermeiros atuantes na APS num município no sul de Minas Gerais, Brasil. O questionário foi adaptado para a visão dos profissionais de saúde. Resultados: Observou-se que 86,9% (n=60) dos profissionais possuem «Nada/Quase nada»” de domínio da LIBRAS, impossibilitando a compreensão da queixa do paciente surdo, observada em 43,5% (n=30) dos entrevistados. Assim, em consequência dessa dificuldade comunicacional, a procura por profissionais da saúde por parte dos surdos não é significativa, uma vez que 33,3% (n=23) dos profissionais nunca ou raramente os atendeu. Conclusão: Conclui-se que a comunicação é a principal barreira na interação profissional-paciente surdo, dificultando a criação de vínculo, informação de diagnóstico e adesão ao tratamento.

Como citar este trabalho

ITAJUBá, Faculdade de Medicina de; DUARTE, Suélen Ribeiro Miranda Pontes; GUIDA, Fernanda Ribeiro; ITAJUBá, aculdade de Medicina de; DUARTE, Brendha Carvalho Pontes; ITAJUBá, aculdade de Medicina de. Atendimento e capacidade comunicacional de médicos e enfermeiros a pacientes surdos na atenção primária à saúde, numa cidade de Minas Gerais, Brasil: estudo transversal. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 2023.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo