Artigo Científico

Aplicativos de comunicação entre surdos e ouvintes especialmente para área da saúde: Revisão integrativa

Research Society and Development 2025 PT (Português) ID libras.com.br #3778
1787320627_Aplicativos_de_comunica____o_entre_surdo.pdf
Baixar Nova aba

Objetivo: Identificar e mapear na literatura os aplicativos existentes que facilitam a comunicação entre surdos e ouvintes, além de analisar se esses aplicativos estão disponíveis para uso. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão sistemática da literatura. A pesquisa foi conduzida de forma independente e cega por dois grupos de avaliadores. As bases de dados consultadas foram: SciELO, BVS, Scopus, Embase, Cochrane Library e PubMed. O Google Acadêmico foi utilizado apenas para buscas no período de 2019 a 2024. Nas demais bases, não houve restrição quanto ao ano de publicação ou idioma. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2024 e janeiro de 2025. Resultados e Discussão: Após a análise de todos os artigos encontrados, foram selecionados cinco estudos. Dentre eles, apenas um aplicativo citado estava disponível (Hand Talk). Como os estudos incluídos não apresentaram muitos aplicativos, os pesquisadores também recorreram a estudos de revisão, nos quais foram identificados outros aplicativos, como ICOM, Central de Libras, Rybená, entre outros. Conclusão: Diante dos objetivos, observa-se que existem alguns aplicativos disponíveis, como Hand Talk, ProDeaf e ICOM, embora ainda apresentem algumas barreiras. Os únicos aplicativos voltados especificamente para a área da saúde eram o e-SU e o Framework ASAS; contudo, eles atualmente não estão disponíveis para uso. Dessa forma, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de aplicativos que realmente facilitem a comunicação entre surdos e ouvintes e que sejam direcionados aos serviços de saúde.

Como citar este trabalho

PEREIRA, Hellen Silva; SILVA, Eloyse Carolina Braga da; CAVALCANTE, Adrynne Kerollyn Mendes Albuquerque; RIBEIRO, Anna Karolyne Silva; MENESES, Nayhara Possidonio de; GURJãO, Edmar C.. Aplicativos de comunicação entre surdos e ouvintes especialmente para área da saúde: Revisão integrativa. Research Society and Development, 2025.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo