ADAPTAÇÃO DA ESCALA DE COPING DE BILLINGS E MOOS (ECBM) PARA SURDOS: UM ESTUDO PI-LOTO
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Electrónica de Psicología Iztacala).
Resumo
O objetivo deste estudo e traduzir e adaptar a Escala de Coping de Billings e Moos (ECBM), para surdos usuarios da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A metodologia e similar em alguns aspectos a utilizada por Chaveiro (2011), para a construcao de instrumentos adaptados para a populacao surda em LIBRAS e as Normas da ABNT, NBR 15.290 que estabelece regras especificas para filmagem em LIBRAS. A amostra do estudo foi composta de 4 surdos, com a idade de 27 a 38 anos do sexo feminino, 2 surdas bilingues, que utilizam a LIBRAS como primeira forma de comunicacao e o portugues como segunda forma, e outras 2 que utilizam apenas a LIBRAS. As participantes preencheram a escala em portugues primeiro e em seguida, a adaptada e traduzida para LIBRAS no formato de video, sendo a aplicacao realizada em grupo. Houve algumas dificuldades na adaptacao e traducao, principalmente nas expressoes da escala que sao idiomaticas do portugues, muitas sem conceitos equivalentes entre o portugues e a LIBRAS. A ECBM adaptada em LIBRAS possibilitou que os surdos se expressassem com autonomia e liberdade, permitindo investigar as estrategias de coping mais utilizadas por eles.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem