Artigo Científico

Ações pedagógicas colaborativas e inclusivas na percepção do professor da educação básica e intérprete de libras no processo de formação continuada

Rozelaine de Fátima Franzin, Marlise Geller Clique em um nome para ver as publicações do autor
INTERFACES DA EDUCAÇÃO 2020 PT (Português) ID libras.com.br #1619
1787169943_A____es_pedag__gicas_colaborativas_e_inc.pdf
Baixar Nova aba

Este artigo teve como ponto de partida pesquisa realizada com intérpretes de Libras e professores de matemática que trabalham com alunos surdos no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo/RS. Pela entrevista semiestruturada realizada surgiram percepções e sugestões de ações para serem desenvolvidas e utilizadas na forma de oficinas em formação continuada para professores da Educação Básica. Na segunda etapa a proposta foi aplicada a professores da Rede Pública Estadual que trabalham com alunos surdos incluídos em Escola Regular de Ensino e alunos ouvintes, e teve como objetivo promover, de forma colaborativa, ações pedagógicas visando à formação continuada, na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse contexto, apresenta apontamentos teóricos e práticos, os quais abordam aspectos relacionados a inclusão, formação continuada de professores e metodologias para serem utilizados em processo avaliativo e de elaboração de práticas pedagógicas em sala de aula. Além de relatos de alguns professores participantes da pesquisa e da palestrante surda oralizada.

Como citar este trabalho

FRANZIN, Rozelaine de Fátima; GELLER, Marlise. Ações pedagógicas colaborativas e inclusivas na percepção do professor da educação básica e intérprete de libras no processo de formação continuada. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2020.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo