Artigo Científico

Acessibilidade web na Plataforma Lattes: limites e impactos para pesquisadores com deficiência

Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação 2026 PT (Português) ID libras.com.br #3254
1787289470_Acessibilidade_web_na_Plataforma_Lattes_.pdf
Baixar Nova aba

Objetivo: Investigar as barreiras enfrentadas por pesquisadores com deficiência no uso da principal plataforma de currículos acadêmicos do Brasil, analisando os aspectos de acessibilidade aplicados à organização da informação da Plataforma Lattes à luz da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e das diretrizes internacionais de acessibilidade na web. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e aplicada, cujos procedimentos envolveram a análise da página da Plataforma Lattes e do site do CNPq para identificação dos recursos de acessibilidade disponíveis, bem como a aplicação do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES). Resultado: Os resultados indicam que a Plataforma Lattes apresenta diversas falhas de acessibilidade, tais como ausência de compatibilidade plena com leitores de tela, inexistência de descrições alternativas para imagens e limitações na navegação por teclado, comprometendo a equidade no acesso à informação científica. A comparação com o site do CNPq, que obteve avaliação superior em acessibilidade, evidencia ausência de padronização, bem como possíveis lacunas em políticas institucionais e na implementação de diretrizes de acessibilidade. Conclusões: O estudo reforça a necessidade de ações que ultrapassem o cumprimento formal da legislação, destacando a importância de políticas públicas e informacionais orientadas à promoção da justiça informacional. Como recomendações, propõe-se a implementação do VLibras, a inclusão do símbolo de acessibilidade e melhorias na estrutura da plataforma, visando garantir uma experiência mais inclusiva para pesquisadores com deficiência.

Como citar este trabalho

SANTOS, Ana Paula Lima dos. Acessibilidade web na Plataforma Lattes: limites e impactos para pesquisadores com deficiência. Encontros Bibli Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2026.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo