Artigo Científico

Acessibilidade no ensino superior na modalidade remota para deficientes visuais: comparação entre Brasil e Portugal

Denyse Moreira Guedes, Ana Margarida Almeida Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista EDaPECI 2022 PT (Português) ID libras.com.br #4602
1787337048_Acessibilidade_no_ensino_superior_na_mod.pdf
Baixar Nova aba

O objetivo deste artigo é discutir a acessibilidade no ensino remoto, devido à pandemia decorrente da Covid-19, de estudantes do ensino superior com deficiência visual, numa análise comparativa entre Brasil e Portugal, através de estudo de caso, apresentando as facilidades e dificuldades encontradas por essa demanda e a possibilidade e necessidades de mediação a ser exercida entre docente e discente e o uso de ferramentas de tecnologia assistiva. A metodologia utilizada foi enquadrada por uma análise comparativa de pesquisa bibliográfica de publicações científicas e documentos que forneceram, para essa discussão, um referencial teórico, bem como entrevistas semiestruturadas a dois discentes com deficiência visual e dois docentes videntes de cada país. Foi identificado que a modalidade remota de ensino, complexa e desafiadora, urge adequar-se às necessidades dos discentes com deficiência visual e que precisam ser providenciados recursos adequados para a devida inclusão e o devido preparo para uso dos recursos da tecnologia assistiva através das ferramentas utilizadas. Conclui-se que a mudança repentina apresentou desvantagens, como a dificuldade dos docentes para apresentar o material via web, e vantagens, como maior disponibilidade de acesso às informações para o devido acompanhamento dos estudos.

Como citar este trabalho

GUEDES, Denyse Moreira; ALMEIDA, Ana Margarida. Acessibilidade no ensino superior na modalidade remota para deficientes visuais: comparação entre Brasil e Portugal. Revista EDaPECI, 2022.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo