Artigo Científico

A relação entre docente de matemática e intérprete de Libras:

Rayssa Feitoza Felix dos Santos, Daniella Rodrigues de Farias Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista TEIAS 2024 PT (Português) ID libras.com.br #2959
1787199725_A_rela____o_entre_docente_de_matem__tica.pdf
Baixar Nova aba

A presente investigação se insere no estudo da relação entre dois profissionais que participam diretamente no processo de ensino de matemática a estudantes surdos em escolas regulares, a saber, o docente de matemática e o intérprete de Libras. O objetivo do estudo consiste em analisar as relações constituídas entre docentes de matemática e intérpretes de Libras. Para fundamentar os conceitos-chaves da pesquisa optou-se pela concepção pós-estruturalista que vêm, assim, conferir potência às discussões através da apreciação das historicidades, dos devires em jogo. O lastro teórico da pesquisa se firma, portanto, numa rede entre autores da abordagem pós-estruturalista, estudiosos da inclusão e educação de surdos, dentre eles, Deleuze (2006), Quadros (1997). Esta investigação possui abordagem qualitativa e tem como cerne dos procedimentos metodológicos a observação direta em aulas de matemática que dispõem de intérpretes de Libras e entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática e os intérpretes de Libras das salas de aula observadas. Após a coleta de dados, realizou-se a análise de discurso a partir do contato com esse universo que estuda o discurso e o percebe como a palavra em movimento, em curso. Percebemos durante a pesquisa, a provisoriedade de pessoas e contextos e, assimetrias em saberes e poderes evidenciados nas relações de poder estabelecidas entre os participantes.

Como citar este trabalho

SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos; FARIAS, Daniella Rodrigues de. A relação entre docente de matemática e intérprete de Libras:. Revista TEIAS, 2024.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo