Artigo Científico

A RELAÇÃO ENTRE AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS COMO L1 POR PESSOA SURDA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) SURDA(S) NA PÓS-MODERNIDADE

Building the way - Revista do Curso de Letras da UEG (ISSNe 2237-2075) 2021 PT (Português) ID libras.com.br #2142
1787174901_A_RELA____O_ENTRE_AQUISI____O_TARDIA_DA_.pdf
Baixar Nova aba

Resumo: O presente artigo trata-se de uma análise da aquisição tardia da Libras como L1 por pessoa surda e sua possível interferência na construção de identidade(s) surda(s) na pós-modernidade. Para procedermos nossa investigação utilizaremos como corpus a obra autobiográfica A verdadeira beleza de Vanessa Vidal (Miss-Ceará 2008), com foco na experiência narrada pela jovem surda sobre sua aquisição da Libras e sua(s) (re)descoberta(s) identitária(s). Como aporte teórico, recorreremos às pesquisas sobre aquisição da linguagem por surdos (QUADROS; PIZZIO e QUADROS; LILLO-MARTIN), aos estudos surdos (STUMPF; PERLIN; ROSA) e aos estudos culturais (HALL; SILVA; WOODWARD). Partimos da hipótese de que a aquisição da Libras pode ser um fator determinante para a construção de identidade(s) surda(s), sobretudo para que uma pessoa possa (re)conhecer-se como surda, considerar que tenha diferença (e não deficiência) devido à experiência visual-espacial.

Como citar este trabalho

SANTOS, Miriam Ramos dos. A RELAÇÃO ENTRE AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS COMO L1 POR PESSOA SURDA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) SURDA(S) NA PÓS-MODERNIDADE. Building the way - Revista do Curso de Letras da UEG (ISSNe 2237-2075), 2021.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo