A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E PERSPECTIVA DO DISCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT – CAMPUS DE SINOP/MT
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista de Letras Norte mentos).
Resumo
O presente artigo visa apontar a obrigatoriedade do ensino de Libras – Lingua Brasileira de Sinais nas instituicoes publicas de ensino superior como forma de inclusao social, alem de realizar um estudo de caso quanto a perspectiva do discente e sua importância. Pretende-se demonstrar atraves do plano normativo-juridico, ou seja, analisando o conjunto de leis inerentes ao tema, a obrigatoriedade do ensino de Libras nas instituicoes de ensino superior, a fim de possibilitar a capacitacao dos diversos profissionais a atuarem como agentes da inclusao em suas profissoes. Objetiva-se tambem avaliar a aplicacao das leis que tornam obrigatorio o ensino da lingua de sinais no ensino superior e, se tais previsoes legais se mostram suficientes a inclusao da pessoa surda. Nessa linha, realizou-se um estudo de caso com os academicos do curso de enfermagem da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Sinop/MT, em forma de questionario objetivo, contendo indagacoes para avaliar a perspectiva do discente quanto a obrigatoriedade do ensino, quanto a visao academica de Libras como fator de inclusao social, quanto a qualidade do aprendizado e seu aproveitamento na profissao escolhida e quanto a importância do ensino e aprendizagem desta lingua oriunda das comunidades surdas e sua relacao direta com o fenomeno da inclusao social.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem