Capítulo de Livro

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Kellermann dos Santos, Juseti Lorinda Rossi Fonseca Clique em um nome para ver as publicações do autor
OpenAlex / Repositório Aberto 2026 PT (Português) ID libras.com.br #3168
5845915.1-5
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (OpenAlex / Repositório Aberto).

A presente pesquisa tem por objetivo refletir a importância da Língua Brasileira de Sinais na formação do pedagogo. Dentro dessas premissas a discussão dará ênfase na trajetória da LIBRAS no mundo, até chegar nas universidades. É preciso que o projeto de inclusão social e escolar saia do papel e aconteça de fato e, essa realidade só mudará, quando docentes comprometidos com sua profissão, procurarem se qualificar quantas vezes forem necessárias para atender os alunos. Estar disposto a fazer seu melhor, acabará suprindo a defasagem na aprendizagem e promoverá a inclusão social. Não podemos deixar de destacar sobre o papel do governo no que se refere às melhorias em políticas públicas para oferecer aos professores da rede de ensino cursos de formação continuada. Para tanto serão analisados os documentos ministeriais sobre a inclusão que permeia a formação do professor e literaturas que articulam o tema que está sendo estudado. Foi utilizada a metodologia bibliográfica para fundamentar tal pesquisa acadêmica. No final da pesquisa objetiva-se fomentar subsídios para contribuir na formação do pedagogo e como trabalhar com o aluno surdo.

Como citar este trabalho

SANTOS, Kellermann dos; FONSECA, Juseti Lorinda Rossi. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. OpenAlex / Repositório Aberto, 2026.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

A comunicação científica entre pesquisadores da surdez do ponto de ...

Milton Shintaku; Sely Costa
Continuar Lendo