Artigo Científico

A formação docente e os tradutores e intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais

Revista UFG 2021 PT (Português) ID libras.com.br #2024
1787174765_A_forma____o_docente_e_os_tradutores_e_i.pdf
Baixar Nova aba

O projeto de extensão “A formação docente e os Tradutores e Intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais” surgiu da necessidade de discutir a respeito da interação entre os profissionais da educação e os TILS no processo de inclusão escolar dos surdos, no ensino regular, especificamente direcionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. A ação extensionista apresentada neste Ensaio Visual destaca-se por promover uma discussão no âmbito acadêmico acerca da relação entre a atuação docente e a presença do profissional TILS no ensino regular, especialmente, quando à BNCC, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, contudo, contrariamente, a deixa de fora da área de conhecimento Linguagens e suas tecnologias. Isto se agrava ainda mais quando se entende que, a maioria dos professores desconhecem o papel do profissional intérprete educacional no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. As discussões, ao longo, das ações tiveram como objetivo central relacionar a formação docente junto à atuação de profissionais intérpretes educacionais -TILS. E como específicos: conhecer o papel e a relevância do profissional intérprete educacional, ao atuar junto com o professor em sala de aula; refletir a respeito da formação acadêmica como possibilidade de instruir e/ou capacitar pessoas; explorar os conhecimentos adquiridos durante essa formação, em uma prática interdisciplinar, junto aos TILS e, por fim, discutir ações educacionais contempladas, através das competências gerais e específicas da BNCC, em forma de minicursos, auxiliando, assim, na formação continuada desses profissionais.

Como citar este trabalho

LIMA, Ediane Silva; SUDáRIO, Mayone dos Santos Félix; ARAúJO, Maria Luisa Nascimento; SILVA, Carlos Daniel Rego e; SILVA, Maria do Rosário Alves da. A formação docente e os tradutores e intérpretes de Libras: a disciplina de Libras junto a esses profissionais. Revista UFG, 2021.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo