Dissertação de Mestrado

A evolução do dicionário de libras como material de consulta linguística: da folha ao click

LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas) 2019 PT (Português) ID libras.com.br #5377
A evolução do dicionário de libras como ma....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas)).

O presente estudo é categorizado como uma Pesquisa-Aplicação e foi pensado a partir de um problema recorrente identificado na comunicação entre as famílias de pais ouvintes com filhos surdos. No intuito de ajudar nas limitações de famílias com surdos, as Tecnologias da Informação e Comunicação podem contribuir através do desenvolvimento de tecnologias específicas, que são capazes de melhorar a vida das famílias. Assim, o objetivo principal desse trabalho, por uma perspectiva de Lexicografia Comunicativa, é aprimorar o aplicativo Sinalibras, a partir de ciclos interativos de avaliação e análise do protótipo de forma a ser mais um recurso tecnológico importante nesse contexto. Como procedimentos de produção de dados, foram realizadas oficinas para instrumentalizar pais de crianças surdas, em escolas de surdos, com o Aplicativo Sinalibras, nas cidades de Pelotas e Bagé, no RS. Os dados para análise foram produzidos a partir de rodas de conversa com os pais, após utilizarem o aplicativo em casa, com seus filhos. Os pais comentaram sobre a facilidade de utilizar o aplicativo e salientaram que a constante utilização auxilia no desenvolvimento do vocabulário aprendido e acaba estimulando a aprendizagem. Além disso, salientaram a importância dos sinais regionais serem respeitados e contemplados nesse aplicativo. Outras sugestões e demandas lexicográficas dos pais também foram coletadas para serem desenvolvidas e, futuramente, inseridas no aplicativo.

Como citar este trabalho

PAIXãO, André Daniel. A evolução do dicionário de libras como material de consulta linguística: da folha ao click. LA Referencia (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas), 2019.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

Conectividade estrutural e rede de modo padrão em surdos profundos

Karolyne Dell Ducas
Continuar Lendo