A cognição e os princípios teóricos e metodológicos ao ensino de Libras para ouvintes
Texto Integral no Repositório de Origem
Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Linguagem em Foco).
Resumo
Atualmente, a maioria dos trabalhos relacionados ao ensino de Libras para ouvintes ancora-se na perspectiva social para discutir questões de ordem teórico-metodológica. Este ensaio propõe uma reflexão a partir do viés cognitivo e, para tanto, apresenta princípios teóricos que estão calcados no conexionismo (Mota; Zimmer, 2005; Leite, 2008). Apresenta também princípios metodológicos que se respaldam no modelo computacional de aquisição de L2 de Ellis (1998) àqueles professores com pouca experiência em sala de aula. Nesse modelo, as questões metodológicas ancoram-se na concepção de instrução, sendo que essa pode ser baseada no input, na forma, na produção e no feedback. As instruções são ilustradas com recomendações didáticas encontradas na literatura especializada. Os argumentos apontam para uma visão integrativa entre fatores biológicos e experiência empírica, e para a indicação de que a instrução formal pode otimizá-los.
Como citar este trabalho
Direitos e uso
Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.
Ver no repositório de origem