Artigo Científico

JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS COMO FERRAMENTAS LÚDICAS NA AMBIENTAÇÃO E NO ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS EM SALAS DE AULA REGULARES

David Santana Lopes, David Kaique Rodrigues dos Santos Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista Encantar 2019 PT (Português) ID libras.com.br #5214
JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS COMO FERRAMENT....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Encantar).

O processo de escolarização de estudantes surdos no Brasil, segundo autores clássicos na área como Ana Regina e Souza Campello, é resultado de um contexto histórico de luta, em meio a conjunto de obstáculos infraestruturais, formativos e curriculares quanto ao processo de ensino-aprendizagem dos mesmos em salas de aula regulares. Desta forma, tomando como base tais problemáticas e compreendendo a necessidade da elaboração de ferramentas didático-pedagógicas que possam potencializar a prática docente em diferentes espaços formativos, este artigo buscou analisar de que forma os jogos analógicos e digitais podem contribuir tanto para o processo de ambientação como no ensino de estudantes surdos. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre a articulação entre jogos digitais/analógicos e o ensino de estudantes surdos. Com base na análise realizada, se identificou um maior número de trabalhos vinculados ao uso de jogos analógicos, além da grande associação desses, juntamente com os jogos digitais, com abordagens de cunho medicalizante. Diante deste contexto, foram propostos dois modelos de intervenção e verificado o potencial das ferramentas lúdicas, jogos analógicos e digitais, frente à trajetória formativa de estudantes surdos em meio ao ambiente de ensino, o corpo docente e estudantes ouvintes em questão.

Como citar este trabalho

LOPES, David Santana; SANTOS, David Kaique Rodrigues dos. JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS COMO FERRAMENTAS LÚDICAS NA AMBIENTAÇÃO E NO ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS EM SALAS DE AULA REGULARES. Revista Encantar, 2019.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo