Artigo Científico

Educação de Surdos no Brasil: as políticas educacionais como condutoras de formas de vida surdas

Rodrigo João Franchini, Patrícia Gräff Clique em um nome para ver as publicações do autor
Cadernos de Pesquisa 2026 PT (Português) ID libras.com.br #3228
1787289433_Educa____o_de_Surdos_no_Brasil__as_pol__.pdf
Baixar Nova aba

Este trabalho propõe uma reflexão sobre as formas de vida surdas no contexto das políticas educacionais. O objetivo é investigar como as formas de vida surdas são normatizadas, a nível nacional, pelas políticas educacionais. O percurso metodológico se constitui a partir da seleção e da análise de um conjunto de documentos nacionais, no recorte temporal das últimas três décadas, a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada teoricamente nos Estudos Foucaultianos, de onde elege o conceito de matriz de experiência como ferramenta teórico-metodológica. Os resultados da pesquisa mostram que as políticas educacionais se constituem como superfície que congrega: a) um conjunto de saberes que reúnem concepções e disputas sobre a surdez, a experiência surda e os percursos educacionais destinados à população surda, influenciados, preponderantemente, pelas áreas da Saúde e da Educação; b) o registro histórico das normativas que conduziram/conduzem os processos educacionais de surdos no Brasil, e; c) projeções de características, como traços identitários, direcionadas aos sujeitos surdos conformados nesse jogo de tensões entre os campos que disputam a hegemonia discursiva sobre as formas de vidas surdas. As conclusões indicam o fortalecimento recente da ênfase bilíngue para a Educação de Surdos, como uma aproximação às reivindicações históricas do movimento surdo e como possibilidade para a emergência de outras formas de vida, mais afetivamente vinculadas entre si, considerando que esse modelo contribui para a construção de uma experiência de vida escolar profundamente marcada pela interação entre pares, em contraste às escolas comuns que, frequentemente, reiteram os princípios da Educação Especial.

Como citar este trabalho

FRANCHINI, Rodrigo João; GRäFF, Patrícia. Educação de Surdos no Brasil: as políticas educacionais como condutoras de formas de vida surdas. Cadernos de Pesquisa, 2026.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo