Artigo Científico

A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVO

Ricardo Daniell Prestes Jacaúna, Ivanise Maria Rizzati Clique em um nome para ver as publicações do autor
Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências 2018 PT (Português) ID libras.com.br #5510
A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA EM AULAS DE ....pdf
Repositório de Origem

Texto Integral no Repositório de Origem

Este trabalho acadêmico está catalogado com acesso aberto provido diretamente pelo veículo de publicação original (Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências).

O ensino de quimica ainda e um desafio para os educadores no sentido de aproximar o cotidiano dos estudantes com os conteudos abordados em sala de aula, tornando-se ainda maior quando se fala da questao da inclusao de alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, alunos surdos, devido a falta de sinais especificos na area e material didatico apropriado. Esta pesquisa apresenta uma proposta para abordar o conteudo de funcoes orgânicas elaborada por um professor cego para atender uma aluna surda do terceiro ano do curso de Manutencao de Informatica integrado ao Ensino Medio de uma escola estadual em Boa Vista, Roraima. Produziu-se um kit pedagogico para a montagem das moleculas orgânicas, materiais para a producao de perfumes e utilizou-se o Software Hand Talk, como auxilio de tradutor de voz para Libras, para facilitar a comunicacao com a aluna surda e na aprendizagem do conteudo abordado.

Como citar este trabalho

JACAúNA, Ricardo Daniell Prestes; RIZZATI, Ivanise Maria. A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 2018.

Direitos e uso

Os direitos deste trabalho pertencem aos autores e ao veículo de publicação original. O Libras.com.br cataloga e dá acesso ao documento, mas não define seus termos de uso: antes de reutilizar, copiar ou redistribuir o conteúdo, consulte a licença no repositório de origem.

Ver no repositório de origem
Próxima Leitura da Trilha

O RECONTAR DO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nádia de Araújo; Rennan Barroso
Continuar Lendo