SFbBox by cox plate

Personalidades

Online

Temos 140 visitantes e Um membro online


A lista abaixo é informativa e reúne diversas publicações sobre Libras, Educação dos Surdos e assuntos relacionados. Não vendemos livros neste site. Sugestões de novos exemplares são bem-vindas!

Total de livros cadastrados: 52

- Atividades Ilustradas
Em Sinais de LIBRAS 

SINOPSE: Dentre os objetivos a que se propõe, esta obra pode ajudar as pessoas que se interessam em aprender sinais e em ampliar o seu vocabulário. Outros exercícios podem ser planejados, visando ao uso dos sinais no contexto. 

Editora: Revinter
Autoria: Elizabete Crepaldi Almeida, Patricia Moreira Duarte  
Páginas: 240
Dimensões: 16 x 23 cm

- Educação Para o Trânsito Nas Escolas
Em Libras

SINOPSE: Com uma abordagem clara e imagens ilustrativas, esta obra apresenta sinais de Libras a fim de expandir a educação para trânsito também ás pessoas com deficiência, levando a inclusão social para dentro das salas de aulas, seja nas escolas ou nos Centros de Formatação de Condutores.

Editora: Ciranda Cultural / Jc
Autoria: Elias Lopes Esteves de Souza ;Vera Maria Leite de Souza
Páginas: 350
Dimensões: 28 x 20 cm

- As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda


SINOPSE: O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um "povo surdo" ou de uma "comunidade surda". A certa altura, a autora afirma: "A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos". 

Editora: UFsc
Autoria: Karin Storbel
Páginas: 120
Dimensões: 14 x 21 cm

- Intérprete de Libras
Em Atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

SINOPSE: Apresenta estudos realizados sobre a presença de dois educadores simultaneamente em salas de aula - a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Leitura voltada a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.

Editora: Mediação
Autoria: Cristina Broglia Feitosa de lacerda
Páginas: 96
Dimensões:

- Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos
Ideologias e Práticas Pedagógicas

SINOPSE: Este livro, ao tratar de linguagem e letramento na educação dos surdos, propõe questões, sobretudo aos ouvintes, e crava fundo nossa vergonha pelo  desconhecimento do outro. Na verdade, é que a surdez tem socialmente uma marca depreciativa e pejorativa que se traduz no estigma e no preconceito em  relação a seus portadores. Ao falar em letramento, este livro de Paula Botelho revela-nos,sem nenhuma complacência com o leitor, já que nos traz a  experiência viva de surdos - que o, aparentemente, silencioso ato da leitura e sua aprendizagem é mais do que decifrar signos e para os surdos é,  muitas vezes, uma perda de sentidos e significados inimaginável, já que diversas práticas alimentam neles a ilusão da compreensão. 

Editora: Autentica
Autoria: Paula Botelho
Páginas: 160
Dimensões: 14 x 21 cm

- Contos Clássicos em Libras
Acompanha 10 Cds

SINOPSE: A cada página, o leitor encontra textos e imagens em libras que contam a história de uma fora diferenciada, respeitando as diferenças e valorizando o processo de inclusão educacional.

Editora: Ciranda Cultutal
Autoria: Lopes, Mary; Honora, Márcia
Páginas:
Dimensões:

- Deit-Libras 


SINOPSE: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas é fruto de um vasto programa de pesquisas em lexicografia da Língua de Sinais Brasileira e cognição de surdos, que começou no início de 1989 no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental.

Editora: Edusp
Autoria: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Aline Cristina L. Maurício
Páginas: 3684
Dimensões: 21 x 28 cm

- Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez

SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. 

Editora: Jc Representações 
Autoria: Mary Lopes Esteves Frizanco, Flaviana Borges da Silveira Saruta, Márcia Honora
Páginas: 352
Dimensões: 28,5 x 20,5 cm

- Surdez e Linguagem 
Aspectos e Implicações Neurolingüisticas 

SINOPSE: Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)lingüísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. 

Editora: Plexus
Autoria: Ana Paula Santana
Páginas: 272
Dimensões: 14 x 21 cm

- Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe
Volume 1 e 2

SINOPSE: Estes volumes são o resultado de vários anos de pesquisa realizada pelos autores junto a professores especializados em educação de deficientes auditivos e informantes portadores de surdez, com o objetivo de fornecer um instrumento para a educação bilíngue no Brasil. O dicionário documenta, em três línguas --português, inglês e libras--, cerca de 9.500 verbetes, e fornece descrições da forma e articulação dos sinais. Traz também ilustrações com o significado dessas convenções, permitindo à criança pré-alfabetizada compreender o significado de cada sinal, sem a mediação da escrita. Os últimos capítulos do livro apresentam novas tecnologias para educação e estratégias para a inclusão dos deficientes auditivos.

Editora: Edusp
Autoria: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 1632
Dimensões: 28 x 21 cm

- O que todo Pedagogo Precisa Saber sobre Libras


SINOPSE: Visando expor sobre o assunto de modo claro, sem abandonar o rigor científico, 'O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras' é construído por meio de uma análise bibliográfica, pelas quais algumas das consideradas principais questões sobre Libras são abordadas. Nesse sentido, procura-se abordar desde aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, como questões legais, até a organização do espaço escolar de modo multifacetado, multicultural e bilíngue.

Editora: Schoba
Autoria: Eduardo de Campos Garcia
Páginas: 92
Dimensões: 23 x 16 cm

- Estudos da Língua Brasileira de Sinais


SINOPSE: A obra "estudos da língua brasileira de sinais" é resultado de uma trajetória de pesquisas realizadas pelo grupo de profissionais da Universidade de Passo Fundo, constituído por surdos e ouvintes, professoras usuárias da língua brasileira de sinais e tradutoras/intérpretes de libras e ouvintes. A partir dos estudos, os autores compreenderam a importância de sistematizar o conhecimento acerca da língua de sinais no âmbito da universidade, enquanto disciplina e conteúdo curricular, tendo como princípio o caminha percorrido pela comunidade surda de Passo Fundo. O carácter didático-pedagógico da obra se evidencia pelas respostas às indagações comuns sobre a temática, visto que os textos informativos, as sugestões e propostas metodológicas sobre a aquisição da língua e o trabalho do tradutor/intérprete no contexto educacional suscitam a reflexão, facilitando a aplicabilidade desse conhecimento. Abrilhantam ainda a obra os expressivos desenhos produzidos pelo jovem surdo Mario Giovane, representando os sinais básicos da língua. A intenção das autoras com esta obra é disponibilizar informações que gerem conhecimento sobre a língua de sinais, tanto a professores e estudantes do segmento quanto a comunidade em geral. Buscam sobretudo, incentivar o conhecimento e o reconhecimento da surdez enquanto diferença linguística.

Editora: UPF Editora
Autoria: Andréia Mendiola Marcon, Ângela Mara Berlando Soares, Cristine Fátima Pereira Luna, Monique Giusti Reveilleau, Tatiane de Souza da Anhaia
Páginas: 81
Dimensões:

- Surdez Cognição Visual e Libras
Estabelecendo Novos Diálogos

SINOPSE: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual.

Editora: Luiz Albérico
Autoria: Luiz Albérico Falcão
Páginas: 388
Dimensões: 29,8 x 21,2 cm

- Linguagem das Mãos


SINOPSE: Pe. Eugênio Oates, missionário redentorista, apresenta com Linguagem das Mãos um dicionário ilustrado com cerca de 1300 palavras e expressões, na linguagem gestual, resultado de muita pesquisa, depoimentos e convivência com surdos por todo o território nacional. Este trabalho exaustivo e abnegado certamente será uma grande ajuda para melhor comunicação e entrosamento social de pessoas surdas e mudas.  

Editora: Santuário 
Autoria: Eugênio Oates 
Páginas: 325
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm

- A Construcao de Sentidos na Escrita do Aluno


SINOPSE: A pesquisa sobre educação dos surdos vem tomando um espaço cada vez maior nas reflexões teóricas de lingüistas, educadores, psicólogos e fonoaudiólogos que trabalham com o aluno surdo. Este livro, da professora Marília Piedade Marinho da Silva, dá destaque à discussão teórica e terapêutica sobre a escrita atípica dos surdos em contexto escolar, procurando entender as especificidades presentes nas construções dos enunciados escritos destas pessoas, que normalmente interagem no plano da linguagem visogestual.

Editora: Plexus
Autoria: Silva, Marilia da Piedade M.
Páginas: 112
Dimensões: 21 x 14cm

- Surdez e Libras
Conhecimento em suas Mãos

SINOPSE: Este livro tem como objetivo orientar profissionais, que lidam com surdos, para uma atuação mais eficaz no que se refere a sua educação. O intuito é abranger o olhar destes profissionais em relação à surdez com temas relevantes, possibilitando se (re)pensar quanto a abrangência e atuação deste tema.

Editora: Hub Editorial
Autoria: Michelle M. Carmozine e Samanta C. C. Noronha
Páginas: 112
Dimensões: 23 x 16 cm

- Comunicação por Língua Brasileira de Sinais


SINOPSE: Sem sombra de dúvida, um dos aspectos que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação. Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser equacionados por meio do diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro desafio, não por culpa deles, mas quase sempre, por desconhecerem o seu próprio idioma - a Libras. Os quase 6 milhões de surdos no Brasil (segundo o Censo de 2000) formam uma outra nação dentro do País. No entanto, falta-lhes, muitas vezes o acesso a benefícios básicos. 

Editora: Senac Distrito Federal
Autoria: Alberto Rainha de Castro, Ilza Silva de Carvalho
Páginas: 269
Dimensões: 21 x 28,5 cm

- Surdez
Aquisição da Linguagem e Inclusão Social

SINOPSE: A autora apresenta esta obra fundamentada nos referentes teóricos que tratam da surdez enfocada a partir da visão de educação especializada, de educação inclusiva, da família e da participação em Fonoaudiologia. A primeira parte deste trabalho destaca o histórico e as filosofias educacionais de educação do Surdo, com enfoque maior na Filosofia Oralista, seguida do Método Audiofonatório ou "Perdoncini". A segunda parte aborda a aquisição da linguagem pelo Surdo, onde faz uma ponte com a aquisição da linguagem pelo ouvinte e, finalmente, a terceira parte focaliza a participação da família e o papel da escola para que o Surdo seja incluído como um todo. 

Editora:  Revinter
Autoria: Rachel de Carvalho Pereira
Páginas: 108
Dimensões: 14 x 21 cm

- Enciclopédia Da Língua De Sinais Brasileira
Volume 3 - O Mundo do Surdo em Libras. Família e Relações Familiares e Casa

SINOPSE: Dos mesmos autores do premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileiras - Libras, A Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira é composta por dezenove volumes e três CDs e documenta os sinais do mundo do surdo brasileiro nas mais diversas áreas. Composta por dicionário de sinais (cuja palavra correspondente em português não é necessária), desenhos explicativos, bateria de testes (do ensino Fundamental ao Médio), interação com o computador - entre outras novidades. Neste terceiro volume, o universo é a vida doméstica. Os integrantes da família, sentimentos, boas maneiras, parentes, relações com o trabalho, saúde...Todos os sinais necessários para uma melhor comunicação familiar e para uma maior interação com as situações do dia-a-dia no ambiente do lar.

Editora: Edusp
Autoria: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 896
Dimensões: 28 x 21 cm

- Aspectos Linguísticos da Libras


SINOPSE: Conhecer a estrutura da Libras é ferramenta para auxiliar e maximizar a interpretação, mas conhecer as estruturas e as nomenclaturas apenas por conhecer não ajuda o TILS (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais) em sua tarefa. Portanto, este curso se propõe a apresentar questões das línguas em geral e da Libras, em específico, para contribuir no alcance de um dos pré-requisitos exigidos do TILS para o exercício da profissão: o domínio da Libras.

Editora: Iesde
Autoria: Cristiane Seimetz Rodrigues; Flávia Valente
Páginas:
Dimensões: Livro digital

- LIBRAS
A Imagem do Pensamento

SINOPSE: Libras A Imagem do Pensamento é uma obra completa em 3 volumes, totalmente ilustrada e produzida por renomados especialistas. Cada livro apresenta um método simples e didático, com o intuito de estimular o aprendizado e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim autonomia e cidadania às pessoas surdas. 

Editora: Escala
Autoria: Sueli Ramalho Segala, Catarina Kiguti Kojima 
Páginas: 210
Dimensões: 20 x 25 cm

- Surdez & Educação


SINOPSE: Este livro faz parte da Série Temas & Educação, voltada para educadores, pesquisadores e estudantes. Sobre a proposta deste livro, a autora diz: “Não  nego a falta de audição do corpo surdo, porém desloco meu olhar para o que os próprios surdos dizem de si quando articulados e engajados na luta por  seus direitos de se verem e de quererem ser vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. [...] Rompendo com as interpretações e os  usos fundados em bases clínicas e em bases que a declaram uma anormalidade, a surdez, vista como presença de algo (e não a falta de algo),  possibilita outras formas de significação e de representações de surdos.” 

Editora: Autentica
Autoria: Maura Corcini lopes
Páginas: 104
Dimensões: 13 x 21 cm

- Intérprete de Libras


SINOPSE: O material foi desenvolvido com o objetivo de introduzir conceitos e questões relativas à área da interpretação e tradução em Libras. Ele mapeia a natureza da atividade de interpretação, suas características e desafios, além de despertar o intérprete para a necessidade do conhecimento das estruturas linguísticas na atividade de interpretação. Através deste curso, conhecemos os sistemas de grafia para a língua de sinais e sua utilidade na tradução em Libras, identificamos a relevância da tradução e interpretação para a evolução da Libras enquanto língua e refletimos sobre a adequação necessária da interpretação ao gênero discursivo, estabelecendo diretrizes para tal tarefa. Também é apresentada a tradução como um conceito fundamental, que atravessa o ato interpretativo. Além disso, é possível traçar o panorama de atuação do profissional, bem como identificar os requisitos e características básicas de cada área. Com este material, os profissionais estarão munidos de orientações práticas para o desenvolvimento da atividade de interpretação e tradução. Fica estabelecido o tão desejado vínculo entre prática e teoria no campo da tradução e interpretação em Libras!

Editora: Iesde
Autoria: Flávia Valente; Cristiane Seimetz Rodrigues
Páginas:
Dimensões: Livro digital

- Libras em Contexto
Curso Básico - Livro do Estudante

SINOPSE: Material Libras em Contexto do Aluno visa ampliar o universo doconhecimento dos interessados no aprendizado da Libras ecolaborar para sua organização em todos os estados, além deprovocar novos estudos e pesquisas que trarão como conseqüênciaa elaboração de outros materiais. 

Editora: Wallprint
Autoria: Felipe, Tanya Amara
Páginas: 204
Dimensões:

- Linguagem e Surdez


SINOPSE: A autora apresenta uma obra acessível e, ao mesmo tempo, teoricamente sobre a aquisição da linguagem em indivíduos com surdez, e, mais  especificamente, sobre a aquisição da escrita do português por alunos surdos. Ao definir linguagem e ao descrever o processo de aquisição da  linguagem, a autora foi cuidadosa com o uso do jargão lingüístico, convidando o leitor que não está familiarizado a compartilhar das informações  apresentadas sem encontrar dificuldades. 

Editora: Artmed 
Autoria: Eulalia Fernandes 
Páginas: 155
Dimensões: 16 x 23 cm

- Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira
Volume 2 - O Mundo dos Surdos em Libras. Artes e Culturaesportes

SINOPSE: Em dezenove volumes e três CDs, a Enciclopédia documenta os sinais do mundo do surdo brasileiro em áreas como educação, artes, cultura, esportes, pessoas, relações humanas, comunicação, religião, corpo, medicina, sexualidade, natureza, economia, trabalho, leis, política e preocupações sociais. Oferece, também, instrumentos para avaliar o desenvolvimento de linguagem de sinais, leitura e escrita no estudante surdo.

Editora: Edusp
Autoria: Raphael, Walkiria Duarte; Capovilla, Fernando César
Páginas: 827
Dimensões: 28 x 20,5 cm

- Educação de Surdos
Pontos e Contrapontos

SINOPSE: A inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia é algo recente no Brasil. Trata- se, afinal, de uma conquista dos movimentos sociais, com vistas à verdadeira inclusão, ou de um instrumento que nos conduziria à segregação dos surdos? 

Editora: Summus 
Autoria: Valéria Amorin Arantes
Páginas: 208
Dimensões: 14 x 21 cm

- Cidadania, Surdez e Linguagem 
Desafios e realidades

SINOPSE: O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da língua de sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do mundo, são discutidas questões relativas à família e à comunidade, trazendo contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.

Editora: Plexus
Autoria: Ivani Rodrigues Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli
Páginas: 248
Dimensões: 14 x 21 cm

- Ouvindo o Silêncio
Surdez, Linguagem e Educação  

SINOPSE: Esta obra se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de um surdo profundo e dos desafios que ele  enfrentou para alcançar a formação universitária e uma profissão. O panorama teórico desvelado por Ângela Carrancho somado ao relato de Armando  Nembri torna esta obra chocante e inédita no sentido de trazer ao público leitor, pela escrita do próprio sujeito surdo e de uma de suas mestras, a  necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem. 

Editora: Mediação
Autoria: Armando Guimarães Nembri, Angela Carrancho da Silva 
Páginas: 136
Dimensões: 16 x 23 cm

- Identidade e surdez
O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes

SINOPSE: No primeiro capítulo desta obra, os autores apresentam ao leitor-educador e ao leitor-fonoaudiólogo os processos relativos à linguagem e à surdez, procurando entender as condições que afetam a formação da subjetividade de A. D. R., a professora surda que inspirou sua pesquisa. O planejamento e a estrutura das aulas ministradas por A. D. R. constituem o foco do segundo capítulo, e o terceiro recupera a história da surdez para mostrar como nela se insere a professora. Para isso, a autora analisa duas de suas aulas, a fim de situar as estratégias de mediação e a construção das interações com seus alunos ouvintes. Nas considerações finais, a autora explica as consequências pessoais e coletivas do trabalho de A. D. R., propondo uma reflexão sobre a subjetividade e a surdez.

Editora: Plexus
Autoria: Marília da Piedade Marinho Silva
Páginas: 144
Dimensões: 21 x 14cm

- Uma Aventura Ecológica
em Fernando de Noronha

SINOPSE: Trancinha e seu primo Tony Topetudo vão passar as férias em Fernando de Noronha. Em uma noite silenciosa e enluarada, eles acabam encontrando uma pista que os levará a uma grande aventura: descobrem que as tartarugas marinhas estão sendo roubadas e acusam um fantasma pelo crime. Mas eis que surge o velho Capitão O-Biruta, um Ecopirata, que luta pela natureza e os convoca para juntarem-se a ele e solucionar o mistério das tartarugas desaparecidas. Os leitores-mirins aprenderão junto com os personagens a importância da consciência ecológica e um jeito diferente de se comunicar, já que Trancinha é uma garota muda que ensina a seu primo a Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Editora: Planeta do Brasil 
Autoria: Beto Junqueyra
Páginas: 80
Dimensões: 16 x 23 cm

- Como Liderar Surdos?
O Desafio de Liderar Quem Ouve Com a Visão e Com o Coração

SINOPSE: A liderança entre os surdos é relacional e não visual. Exige muita energia e muita atenção. É uma comunicação interativa, detalhista, expressiva e envolvente, de coração para coração. Racional e emocional se alinham e buscam cumprir a missão que apesar de compensadora, é também desgastante. Este livro tem como objetivo ajudar os líderes desse precioso ministério a perceber que lhes é necessário reabastecer e reciclar. E aqui você encontrará reforço para que possa, como líder, tornar-se mais eficaz no cumprimento de sua missão.

Editora: Vox Litteris
Autoria: Campanhã, Josué
Páginas: 95
Dimensões: 20,5 x 13,5 cm

- Índios Surdos
Mapeamento das Línguas de Sinais do Mato Grosso do Sul

SINOPSE: A autora é brasileira, surda e descendente de indígenas. Em sua dissertação de mestrado ela percorre comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul em busca de Línguas de Sinais emergentes. Acompanhá-la nessa jornada nos aproxima da humanidade como um todo. 

Editora: Arara Azul 
Autoria: Shirley Vilhalva
Páginas:
Dimensões:

- O Ouvinte e a Surdez
Sobre Ensinar e Aprender a Libras

SINOPSE: O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez. Mútuo desconhecimento! Do ouvinte - que convive com um mundo que desconhece - e da surdez - que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões que nos levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática, profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras identidades. Há um provérbio que diz que se vive uma nova vida a cada nova língua que se fala: se você sabe somente uma língua, você vive somente uma vez. Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado e para esse mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da libras. Seriam suas histórias de formação e de oportunidades as mesmas de um professor de línguas orais prestigiadas? Quais desafios e barreiras esses professores surdos precisam enfrentar? Quais suas angústias? O que está em jogo no ensino? Em suma, o que os alunos ouvintes deveriam saber para entender a atmosfera de ensino na perspectiva e segundo a subjetividade do professor?

Editora: Parábola Editorial
Autoria: Gesser, Audrei
Páginas: 191
Dimensões: 23 x 15,5 cm

- Surdez e Bilingüismo  


SINOPSE: A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. 

Editora: Mediação
Autoria: Eulalia Fernandes 
Páginas: 104
Dimensões: 16 x 23 cm

- Abc Em Libras


SINOPSE: ABC em Libras apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e da capacitação de professores bilíngues (Libras-Português), as autoras mostram um caminho para a acessibilidade à educação.

Editora: Panda Books
Autoria: Segala, Sueli Ramalho; Reis, Benedicta A. Costa dos
Páginas: 32
Dimensões: 18 x 25 cm

- Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira
Volume 8 - O Mundo de Surdo Em Libras. Palavras de Função Gramatical

SINOPSE: O oitavo volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira concentra 648 sinais referentes a palavras de função gramatical como pronomes e locuções pronominais, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas, além de conjunções. Engloba também os sinais relativos à acentuação gráfica, à pontuação, à classificação gramatical, ao alfabeto, aos números e às siglas. Além disso, traz dois capítulos que dizem respeito a sinais relacionados a gírias e expressões. O último capítulo é dedicado à avaliação da linguagem em estudantes surdos do ensino fundamental e médio, apresentando um teste de nomeação de figuras por escolha de palavras escritas, acompanhado de dados de validade e tabelas de dados normativos. O conteúdo do livro é organizado de forma didática, o que facilita a procura dos verbetes e a compreensão do tema, uma importante contribuição à educação inclusiva.

Editora: Edusp
Autoria: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 944
Dimensões: 21 x 28 cm

- Dicionário Ilustrado de Libras


SINOPSE: Este dicionário foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos significados dos sinais que compõem a Libras, bem como de orientar a execução dos movimentos que são à base dessa língua gestual. Seu conteúdo foi elaborado para promover um fácil aprendizado, de forma prática e direta. Por isso fotografias, ilustrações e textos explicativos são recursos amplamente utilizados neste dicionário. A obra apresenta 3.212 sinais, que são acompanhados do seu significado em português e da explicação do movimento. A maior parte deles também apresenta uma ilustração.

Editora: Global
Autoria: Flavia Brandão
Páginas: 720
Dimensões: 20,5 x 27,5 cm

- Material de Apoio para o Aprendizado de Libras


SINOPSE: Para que o aluno alcance um nível razoável em seu desempenho comunicativo, precisará ter o desejo e a oportunidade de se comunicar em LIBRAS. As orientações metodológicas e os princípios gerais, que nortearão o ensino e a aprendizagem dessa língua, encontram-se nesta obra.

Editora: Phorte
Autoria: Dos Santos Figueira, Alexandre
Páginas: 338
Dimensões: 28 x 21 cm

- Libras?
Que língua é essa? 

SINOPSE: O objetivo é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo.

Editora: Parábola 
Autoria: Audrei Gesser                       
Páginas: 86
Dimensões: 16 x 23 cm

- Surdos Qual a Escola


SINOPSE: O livro defende a escola que os surdos querem, pensada por eles. Entende que a escola de surdos esta ameaçada porque a escola comum, sempre ou quase sempre desinformada da Libras, desequipada e desinformada para educar surdos, passou a ser vista estreitamente como se fora a única opção; e tragicamente, diversas escolas, especificamente preparada para educar os surdos, respeitando sua peculiaridade lingüistica, têm sido fechadas, numa afronta à sua língua, cidadania e cultura.

Editora: Valer
Autoria: Nídia Regina Limeira de Sá 
Páginas:
Dimensões:

- Libras
Conhecimento Alem dos Sinais

SINOPSE: Prefácio; Apresentação; Agradecimentos; As línguas de sinais: sua importância para os Surdos; Língua brasileira de sinais - Libras: direito dos Surdos brasileiros; Aspectos linguísticos da língua brasileira de sinais; Ensino da língua brasileira de sinais; Referências; Índice remissivo; Sobre os autores.

Editora: Pearson Education - Br
Autoria: Maria Cristina da Cunha Pereira
Páginas: 144
Dimensões: 23 x 16 cm

- Libras – Língua Brasileira de Sinais
A Imagem do Pensamento

SINOPSE: Este livro é resultado de décadas de trabalho em busca de possibilidades de socialização dos surdos. No início, já bem distante no tempo, fizemos a “tradução” de palavras e frases da Língua Portuguesa para a Libras a serem publicadas em forma de revista. Ao longo de muitos anos esse material foi utilizado por comunidades e familiares de surdos em todo o território nacional. Acreditamos que lhes tenha sido útil.

Editora: Escala
Autoria: Sueli Ramalho Segala e Catarina Kiguti kojima
Páginas: 402
Dimensões: 29,5 x 21 cm

- Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais


SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e Surdos. 

Editora: Ciranda Cultural / Jc
Autoria: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Páginas: 335
Dimensões: 20,5 x 28,5 cm

- As Aventuras da Bíblia em Libras
Volume 1: Noé, Moisés, Sansão, Davi

SINOPSE: A coleção Aventuras da Bíblia em Libras traz algumas das histórias bíblicas preferidas da garotada. Juntamente com o livreto ilustrado com as histórias de Noé, Sansão, Moisés e Davi, o público recebe também o DVD com essas mesmas histórias interpretadas em Libras, a Língua Brasileira de Libras. Esse é o primeiro volume de uma série de 8 que compõem o Bíblia em Libras, um projeto inovador da SBB, desenvolvido em parceria com o Instituto Expressão Surda (IES). A coleção Aventuras da Bíblia em Libras contribui para que também as crianças surdas tenham acesso às maravilhosas histórias da Bíblia Sagrada.

Editora: SBB
Autoria: Sociedade Biblica do Brasil
Páginas: 60
Dimensões: 14 x 21 cm

- Surdos
Educação, Direito e Cidadania  

SINOPSE: A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos,  pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias, como expressão de cidadania. Este livro  resgata a dignidade humana das pessoas surdas ao focar o processo histórico inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação,  sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares: educação, trabalho e saúde, além de analisar detalhadamente estes direitos  e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente. 

Editora: Wak 
Autoria: Edmarcius Carvalho Novaes
Páginas: 188
Dimensões: 14 x 21 cm

- Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais 
Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas com Surdez

SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Surdez) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. 

Editora:  Ciranda Cultural
Autoria: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Páginas: 335
Dimensões: 20 x 28 cm

- Língua de Sinais
Instrumentos de Avaliação

SINOPSE: Língua de sinais: instrumentos de avaliação auxilia os profissionais a identificar o nível de desenvolvimento linguístico nos sujeitos surdos. Contribui também para reconhecer padrões linguísticos alterados e selecionar as estratégias adequadas para a estimulação e o desenvolvimento da língua. As autoras oferecem o primeiro recurso completo especialmente produzido para avaliar e investigar o processo de aquisição da língua de sinais, o Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS). O livro apresenta passo a passo as atividades avaliativas, e o DVD que o acompanha inclui vídeos demonstrativos e fichas de atividades a serem impressas.

Editora: Artmed
Autoria: Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz
Páginas: 160
Dimensões: 16 x 23 cm

- Língua de Sinais Brasileira
Estudos lingüisticos

SINOPSE: Neste livro Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp, que estão entre os melhores tradutores da língua de sinais brasileira em nosso País, descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução e à transcrição dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal. 

Editora: Artmed
Autoria: Ronice Müller de Quadros, Lodenir Becker Karnopp
Páginas: 221
Dimensões: 16 x 23 cm

- Livro de Libras
No Caminho Rumo à Inclusão

SINOPSE: Para integrar estudantes portadores de necessidades especiais a turmas regulares, são necessários dedicação e preparo. No que se refere aos deficientes auditivos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o ponto de partida para aproximar alunos surdos e ouvintes. Aqui você encontra sugestões de atividades, dicas e opiniões de especialistas para colocar em prática a Inclusão! " 50 Atividades para trabalhar a língua dos sinais em sala de aula. Livro capa dura, novo plastificado. Loc: educação especial.

Editora: Editora Nova Leitura
Autoria: Editora Nova Leitura
Páginas: 128
Dimensões: 27 x 21 cm

- Educação de Surdos
A Aquisição da Linguagem  

SINOPSE: Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta  educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa.

Editora: Artmed
Autoria: Ronice Müller de Quadros
Páginas: 128
Dimensões: 16 x 23 cm

- Estudos Surdos 
Diferentes Olhares  

SINOPSE: Os textos aqui reunidos muito poderão acrescentar para aprofundar as discussões em torno da educação de surdos. Nos diferentes olhares dos autores/pesquisadores, há uma característica comum: a busca por desestabilizar o conceito de surdez ou de pessoa surda petrificado e estático que ainda impera na sociedade e contribuir para sua educação plena. Nas palavras de Ana Dorziat, a “esperança é contribuir para que a diferença dos surdos seja respeitada como produto de experiências interativas próprias, engendradas na complexidade do ser”. 

Editora: Mediação 
Autoria: Ana Dorziat
Páginas: 208
Dimensões: 16 x 23 cm